Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, junho 15, 2006

Bioespeleologia

A equipa de investigação do NECA (espeleólogos e biologos) fizeram recentemente uma nova descoberta durante uma actividade de Bioespeleologia. A aranha Anapistula - aranha mais pequena do mundo (0.5mm)- conhecida apenas até hoje na Lapa do Fumo e Gruta do Coelho e agora também na Gruta da Utopia. Para além da descoberta também vimos pela primeira vez o casulo de 3 ovos. O nosso anseio passa agora por descobrir o macho, se é que existe!




















Outras Espécies registradas:

Psocoptero

Polyxenus

Pseudoescorpião

Diplura

Património Natural - O POLVO

Os polvos são animais muito tímidos e solitários que habitam os fundos rochosos, desde o litoral até grandes profundidades e passam o dia refugiados em buracos nas rochas ou em abrigos de pedras sobrepostas. A abertura do esconderijo é parcialmente coberta com pedras, conchas ou detritos que, em caso de perigo, são rapidamente recolhidos com os tentáculos, tapando o acesso aos predadores.

Quando se sente ameaçado, a primeira táctica que adopta é formar inúmeras protuberâncias na pele, com aspecto de algas que associadas a uma coloração parecida com o ambiente, conferem-lhe grande mimetismo. Se isso não resultar, quebra a sua imobilidade, começa a mover-se lentamente e a mudar de cor. No caso desta atitude não ter intimidado o intruso, empalidece, ficando quase branco, começa a nadar, propulsionado por jactos de água expelidos através do sifão e deixa atrás de si algumas nuvens de tinta preta, produzida num orgão chamado de bolsa do ferrado.





































Divulgação de Actividades



Brevemente nova informação