Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, dezembro 15, 2006

Já disponível !

Novo CD-Rom da Gruta da Utopia



Poderá ser adquirido por via Postal ou no Posto de Turismo de Sesimbra.

quarta-feira, novembro 22, 2006

Pacote de Promoção

Documentário em DVD + CD-ROM (apenas 20€) e ainda oferecemos um exemplar do Livro "O fantástico Mundo Oculto dos Minerais"





Oferta



*Enviamos por correio à cobrança*

quarta-feira, novembro 08, 2006

sexta-feira, outubro 27, 2006

sexta-feira, setembro 15, 2006

Exposição “Mundo Subterrâneo da Arrábida” e “O Reino dos Minerais”

As exposições intituladas: “O Mundo Subterrâneo da Arrábida” e “O Reino dos Minerais”, que decorreram no Espaço Atlântico e na Galeria Arte & Mar em Sesimbra, foi mais um dos importantes acontecimentos na vida desta associação. Passaram pelas exposições mais de dois mil visitantes que tiveram a oportunidade de apreciar uma importante “fatia” do património natural deste concelho e na consistência do trabalho de uma equipa de espeleólogos. Além da informação escrita e fotográfica, foram expostos alguns maravilhosos exemplares de formas cristalinas existentes em grutas e exibiu-se o documentário “Expedição à Gruta do Frade”. Esta exposição serviu também como evento promotor do lançamento de um CD-rom sobre a Gruta do Frade...




Uma das maiores preocupações e filosofia do NECA, é a divulgação do património natural no sentido de sensibilizar as populações para a problemática da conservação da Natureza.
Só se pode respeitar, conservar e usar de forma equilibrada o património natural, quando se tem os conhecimentos essênciais acerca desse mesmo património. Tal como dizem os elementos do NECA: “conhecer para respeitar e proteger!”
O NECA considera que uma das formas mais eficazes de dar a conhecer à população este património, como funciona e como se relaciona com as actividades humanas à superfície, é através da exposição pública de todos os resultados do trabalho realizado no âmbito do Projecto de Investigação do Sistema do Frade.


sábado, agosto 19, 2006

"Mar a Arder" uma das mais magníficas e deslumbrantes maravilhas da Natureza

Noctiluca scintillans


A Costa de Sesimbra é um dos poucos lugares do planeta onde é frequente assistir-se a um magnífico espectáculo de luz: a Bioluminescência.
Explicar por palavras o que é uma noctiluca é muito difícil. Mas, da forma mais simples, são minúsculas algas que brilham quando se faz algum movimento na água do mar, à noite. Essa não é uma explicação nada técnica, mas é uma forma simples de explicar.
Quando se tem a sorte de se encontrar uma grande concentração destes organismos, tudo se torna mágico! O simples acto de tocar na água faz parecer que emanamos luz das mãos, o barco a navegar lembra uma nave espacial luminosa, os peixes a nadar deixam rastos de luz, como se fossem estrelas cadentes. Mas o mais espectacular é quando nadamos no meio deles, o nosso corpo fica luminoso, como nós fossemos seres luminosos que vagueiam na imensidão do mar escuro.



Efeito quando se mexe na água

Cada centelha provém de um organismo unicelular chamado noctiluca que brilha quando perturbado, mas porque será que brilha?
O noctiluca é comido pelos camarões. Continuam a brilhar mesmo dentro deles, o seu espectáculo de luz não passa despercebido ao predador dos camarões: os chocos. O aspecto do noctiluca começa então a fazer sentido, o choco não consegue encontrar o camarão na escuridão total, o camarão está a salvo se se manter imóvel, mesmo com as pupilas dilatadas o choco não consegue ver nada, mas, se o camarão se mexer, o noctiluca brilha e ilumina-o e agora o choco já o consegue ver. O noctiluca denuncia a presença do camarão, atraindo o choco com os seus raios florescentes, o noctiluca protege-se do camarão. O choco, ao caçar o camarão, é aliado do noctiluca. É o jogo do rato e do gato, e o camarão não tem qualquer hipótese: se permanecer imóvel não pode comer o noctiluca e, se se mexer, um rasto brilhante atrai o choco. Para o camarão, caçar o noctiluca constitui um desafio arriscado; o choco ganha uma refeição, mas o verdadeiro vencedor é o noctiluca. Cada camarão eliminado torna a vida mais segura para o minúsculo organismo. O alarme contra ladrões do noctiluca salva-lhe a vida, mas cada faísca minúscula não está ciente da estratégia defensiva programada nos seus genes.



Aspecto de um peixe a nadar

sexta-feira, agosto 11, 2006

terça-feira, julho 25, 2006

NECA Expõe em Sesimbra










Horário: das 17h às 19h e das 21h30 às 23h30

Convite

Cartaz




Mapa informativo

Os ultimos desenvolvimentos nas Grutas da Arrábida

O NECA teve conhecimento de que a Câmara Municipal de Sesimbra (CMS) propôs ao Parque Natural da Arràbida uma visita conjunta à Gruta do Frade no sentido de ser avaliado o estado de conservação da cavidade. Esta iniciativa da CMS advém de uma acusação feita pelo PNA, que refere que o NECA andou a fazer intervenções que danificou as grutas. Mas o PNA recusou a proposta feita pela CMS!
Estranhamente, a CMS recebeu recentemente um ofício do PNA a comunicar que tinham arrombado a porta da gruta do Frade, porque a chaves que a CMS lhes deu não abriam os cadeados. Também alegaram que arrombaram novamente os cadeados da Gruta da Utopia e da Lapa do Fumo, alegando que estes tinham sido forçados. Resultado, parece que agora o PNA conseguiu obter o que queria, ficar com a posse exclusiva das chaves das cavidades, ou seja, o Doutor José Crispim e os técnicos do PNA, que não têm qualquer conhecimento em espeleologia, estão com acesso pleno a todas as cavidades.
Devido a estes acontecimentos, o NECA a partir de agora não se responsabiliza por quaisquer danos que ocorram nas cavidades e lamenta que não tenha sido dada oportunidade a representantes do PNA e CMS de verificar o estado das cavidades antes do Doutor Crispim e PNA acederem às mesmas.

sexta-feira, julho 21, 2006

OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS NA VIDA DO NECA


O NECA está neste momento a viver uma situação insólita... ou nem por isso.
Depois de não ter conseguido a assinatura de um protocolo de cooperação com o ICN, que legitimaria a candidatura do projecto PIESCFRE (Projecto de Investigação Espeleológica dos Sistemas Cársicos do Frade, Risco e Espichel), à Comunidade Europeia, têm-se dado uma quantidade de acontecimentos, no mínimo, inqualificáveis.


Ver o resto

quinta-feira, junho 15, 2006

Bioespeleologia

A equipa de investigação do NECA (espeleólogos e biologos) fizeram recentemente uma nova descoberta durante uma actividade de Bioespeleologia. A aranha Anapistula - aranha mais pequena do mundo (0.5mm)- conhecida apenas até hoje na Lapa do Fumo e Gruta do Coelho e agora também na Gruta da Utopia. Para além da descoberta também vimos pela primeira vez o casulo de 3 ovos. O nosso anseio passa agora por descobrir o macho, se é que existe!




















Outras Espécies registradas:

Psocoptero

Polyxenus

Pseudoescorpião

Diplura

Património Natural - O POLVO

Os polvos são animais muito tímidos e solitários que habitam os fundos rochosos, desde o litoral até grandes profundidades e passam o dia refugiados em buracos nas rochas ou em abrigos de pedras sobrepostas. A abertura do esconderijo é parcialmente coberta com pedras, conchas ou detritos que, em caso de perigo, são rapidamente recolhidos com os tentáculos, tapando o acesso aos predadores.

Quando se sente ameaçado, a primeira táctica que adopta é formar inúmeras protuberâncias na pele, com aspecto de algas que associadas a uma coloração parecida com o ambiente, conferem-lhe grande mimetismo. Se isso não resultar, quebra a sua imobilidade, começa a mover-se lentamente e a mudar de cor. No caso desta atitude não ter intimidado o intruso, empalidece, ficando quase branco, começa a nadar, propulsionado por jactos de água expelidos através do sifão e deixa atrás de si algumas nuvens de tinta preta, produzida num orgão chamado de bolsa do ferrado.





































Divulgação de Actividades



Brevemente nova informação

quarta-feira, maio 03, 2006

Historial/contactos

Ver Historial


Contactos:

NECA - Núcleo de Espeleologia da Costa Azul


Sede: Escola Primária das Pedreiras
Aldeia das Pedreiras


Endereço Postal: Estrada Nacional 378, Lt. 8 - B
2970-649 Sesimbra


E-mail: necaflr@gmail.com

Telemóvel: 938747398



Na defesa do Ambiente


1995/2006 - Apoio aos técnicos do ICN-Instituto de Conservação da Natureza, principalmente no que concerne ao controlo e recenseamento das populações de morcegos cavernícolas.

1995/2006 – Campanha intensiva de defesa e de protecção da gruta do Zambujal, contra a perigosa proximidade de uma pedreira e o vandalismo sistemático.

1996/1999 – Campanha de Defesa da Serra do Risco (arriba calcária mais alta da europa) e da arriba da Serra da Achada, contra o avanço das pedreiras dentro do Parque Natural Arrábida.

1997 - Participação na campanha de limpeza organizada pelo Parque Natural da Arrábida - “ A nossa Arrábida Limpa “- e, por conta própria, limparam-se algumas das praias do concelho.

1998/2005 - Alerta constante e tomada de acções de limpeza para combate do flagrante problema dos diversos tipos de poluição (lixo e entulhos vários), que têm degradado implacavelmente as zonas verdes do concelho.

1999/2006 – Organizaram-se várias campanhas de limpeza no litoral do concelho, nas quais foram recolhidos 67,500 litros de lixo, nomeadamente na zona da Chã dos Navegantes e na praia do Ribeiro do Cavalo, na praia da Baleeira, no Regatão, etc. Esta acção contou com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra e do Clube Naval de Sesimbra.

Na Arqueologia





Nos anos de 1998 a 2005 foram já identificadas pelo NECA oito novas cavidades com importantes vestígios arqueológicos.

- Lapa dos Pinheirinhos
- Lapa do Forte do Cavalo
- Lapa da Janela 1
-- Lapa 4 de Maio
-- Lapa dos Pinheirinhos 2
-- Lapa da Cova
- Lapa da Withania
- Lapa do Burro

Investigação Espeleológica

NECA tem vindo a desenvolver um exaustivo e ininterrupto rol de actividades de prospecção, desobstrução, exploração e topografia, tendo já recenseadas cerca de 145 cavidades.

Destacamos aqui as mais importantes descobertas pelo NECA:

- A Gruta Garganta do Cabo:
Descoberta a 29/08/95 numa prospecção. Foram realizadas várias desobstruções que revelaram mais algumas dezenas de metros.



- A Gruta da Grande Falha: Descoberta a 7/10/95 numa prospecção. Mais 500m de galerias e um reservatório de água doce com 200m de comprimento.



- Algar do Acaso: Descoberto a 11/11/96 durante uma actividade de vigia. Foi necessário levar a cabo várias desobstruções para revelar o algar mais fundo conhecido na cadeia da Arrábida.



- Gruta do Frade: descoberta 29/05/96 numa actividade de prospecção. Após uma pesquisa de três anos conseguiu-se efectuar uma desobstrução que no dia 21/06/99 revelou mais de 1,5 km de percurso. Por ser uma das cavidades com formações muito raras e de grande interesse espeleológico, foi elaborado no final de 1
999 um projecto para uma investigação da cavidade. Foi concluída a 1ª fase do projecto no final de 2000, apoiado pela Câmara Municipal de Sesimbra. Nesta fase foram criadas condições para realizar o trabalho, sendo descobertas novas salas e que a cavidade não se trata apenas de uma gruta mas sim de um Sistema.



- Gruta do Coelho:
Descoberta a 31/05/96 numa actividade de prospecção, depois de abertos mais de 25m de túnel numa longa e difícil desobstrução, descobriu-se uma galeria com muitas e belas formações a 27/01/2000.



- Algar dos Ouriços-do-Mar:
Descoberto a 4/01/2001 numa campanha de prospecção, depois de se ter alargado a entrada, descobriu-se um desenvolvim
ento cársico de poços e salas de grande interesse geomorfológico.



- Algar da Toupeira: Descoberto a 19/02/2001 numa campanha de prospecção, depois de se ter aberto 5m a partir da entrada, descobriu-se um desenvolvimento cársico de dois poços de grande interesse geomorfológico.




- Gruta da Utopia:
Descoberta 04/06/2003 numa actividade de prospecção integrada no PISF. Após varias intervenções de desobstrução, a equipa conseguiu descer 120m a partir da superfície. Esta cavidade conta já com várias salas, túneis e galerias, a maior sala tem 30m de comprimento por 14m de largura e 5m de altura. Revela-se única no que diz respeito à diversidade e originalidade do concrecionamento.



- 2001/2005: Realização do Projecto de Investigação do Sistema do Frade:
Pr
etendeu-se, com este projecto, encontrar o ponto de ligação entre a zona freática e a zona de absorção, pois já se confirmou a sua existência através de um teste com fumos. Associado a este objectivo fez-se também o levantamento topográfico e inventário de todas as cavidades do sistema e um levantamento exaustivo de imagens (fotográfico e vídeo).
Estes trabalhos serão obrigatórios para a classificação e regulamentação do monumento e para que, no futuro, se leve a cabo uma investigação mais aprofundada. A extrema importância desta cavidade exige um enorme empenho na sua compreensão, valorização e preservação.
Este projecto contou com o financiamento do Feder, Câmara Municipal de Sesimbra e Instituto de Conservação da Natureza.

Publicações

2006 - CD-ROM "Gruta do Frade" (Novo)



2005 - Livro "O fantástico mundo oculto dos minerais" (Limitado)


















2005
- Doc
umentário “Expedição à Gruta do Frade”



2005 – CD-ROM “NECA – Actividade Espeleológica” (Oferta)



2000 – Livro “ As Riquezas Subterrâneas da Arrábida” (Esgotada)

















1998 - Brochura "As Maravilhas Subterrâneas da Costa Azul" (Esgotado)