Número total de visualizações de página

domingo, janeiro 02, 2011

Campanhas de Defesa e Sensibilização Ambiental



(Entre 2000 e 2010 foram recolhidos 203,300 litros de lixo)

No presente ano de 2010, o Núcleo de Espeleologia da Costa Azul realizou 21 actividades de recolha de lixo no litoral Sesimbrense. Estas actividades estão inseridas no protocolo de cooperação que a associação mantém com a Câmara Municipal de Sesimbra já á algum tempo e tem o apoio do Clube Naval de Sesimbra no transporte do lixo.

As actividades têm como objectivo recolher e transportar os diversos tipos de lixo, em zonas em que o acesso é difícil. O lixo consiste essencialmente em derivados de plástico, latas, restos de aparelhos de pesca, vestuário e calçado, embalagens, esferovite, vidros, etc.

Assim, este ano o total de lixo recolhido foi de 39.400 litros (394 sacos), que superou todos os anos anteriores. Estes valores são alarmantes, pois, apesar de a equipa ter efectuado um menor numero de actividades, o lixo nas praias aumentou significativamente, como é exemplo das praias da Baleeira, Inferno, Vale covo Ribeiro cavalo e Cova. Por outro lado, as pilhas recolhidas diminuíram, contabilizando 122 pilhas no total.

Este ano, deu-se início à contagem das garrafas de vidro, recolheu-se um total de 2070 unidades. Só na Paria do Ribeiro do Cavalo, recolheu-se 433 garrafas.

O vidro e o plástico foram colocados no Ecoponto.

A nível ambiental, é fundamental combater o aumento da poluição do Litoral, pois os estragos que são feitos na natureza são difíceis de reverter.


Este ano este

ndemos as campanhas a novas áreas, nomeadamente a estrada da Serra de acesso a Sesimbra (L

ado Nascente). Em 2km de estrada recolhemos 93 sacos de lixo ou seja, 9300Litros de lixo. A maior parte do lixo são embala

gens, vidro, plásticos e até pilhas.
































Quadro de resultados globais

Sem comentários: