Número total de visualizações de página

terça-feira, novembro 18, 2008

NECA descobre mais novas espécies cavernícolas


A equipa de investigação do Núcleo de Espeleologia da Costa Azul, contando com a colaboração de investigadores de universidades nacionais e mesmo de Espanha, Dinamarca, França e Estados Unidos da América, continua a olhar para os pequenos seres que se escondem nas grutas do concelho de Sesimbra. Depois de novas aranhas e miriápodes, desta vez foram descobertas novas espécies para Portugal de insectos e pseudoescorpiões.

A primeira novidade trata-se de um insecto Dipluro. Estes insectos primitivos sem asas distinguem-se de todos os outros pelo facto de terem duas caudas, o que lhes confere um ar muito particular. No caso da nova espécie descoberta, da família Japygidae, estas caudas têm a forma de pinça, à semelhança das bichas-cadela (não sendo no entanto aparentados com estas). Alberto Sendra, investigador do Museu de História Natural de Valência (Espanha) encontra-se neste momento a estudar a espécie.

A segunda novidade trata-se na verdade de duas. Duas novas espécies de pseudoescorpiões. “Sorprendente descubrimiento!” foi como Juan Zaragoza, investigador da Universidade de Alicante (Espanha), classificou estas descobertas. Estes aracnídeos, parecidos com escorpiões devido às pinças, não têm cauda ou aguilhão e em geral não ultrapassam os 5 milímetros de comprimento. Uma das espécies poderá mesmo ser nova para a ciência e apenas é conhecida a nível mundial da Gruta do Fumo.

Esta cavidade junta assim a importância a nível arqueológico ao reconhecimento internacional pelas surpreendentes descobertas a nível biológico. As novas espécies descobertas despertaram inclusivamente o interesse muito recente de investigadores da Smithsonian Institution, considerado o maior museu do mundo, sedeado em Washington D.C. Estes investigadores estão neste momento a estudar as estruturas internas da já noticiada Anapistula sp., uma das mais pequenas aranhas a nível mundial, descoberta também na Gruta do Fumo, além das Grutas da Utopia e do Coelho, todas no Sistema do Frade.

Texto: Pedro Cardoso
Fotos: Francisco Rasteiro




Sem comentários: